Monday, December 01, 2008

O egoísmo faz o homem perceber negativamente as manifestações positivas do Criador. Todavia, é essa mesma sensação negativa quanto ao Criador que leva o homem a Ele. Durante a ascensão espiritual, aproximando-se do Criador, todas as emoções negativas tornam-se positivas.
O self interior do homem é o Criador, Nós nos sentimos separados dEle somente porque nosso egoísmo ainda não está corrigido.


Nosso mundo é uma parte do mundo de Assiyah. Embora nosso mundo seja formalmente abaixo de seu nível espiritual mais baixo, pois não há lugar no domínio espiritual para uma propriedade egoísta tal como a que governa nosso mundo, ele é considerado como o nível final do mundo de Assiyah.
A razão para a criação dos mundos consiste no fato de que, para dar prazer à criação, o Criador teve que criar, nela, várias condições:
- A criação precisa desejar receber prazer.
- Esse desejo precisa vir da própria criação.
- Ele precisa ser independente, o que não é o mesmo que na condição anterior.
- A criação precisa ser capaz de vencer esse desejo, de modo que o desejo nem tenha poder sobre a criação, nem dite o seu comportamento.
- A criação precisa ser independente para escolher se receberá prazer sendo uma criação, ou sendo similar ao Criador.
A criação precisa ser capaz de agir livremente entre duas forças contrárias: seu próprio egoísmo e o Criador; ela precisa escolher independentemente seu caminho e empreendê-lo.
Para fornecer à criação (ao homem) essas condições, o Criador precisou:
- Distanciar a criação da luz;
- Criar a condição para a liberdade de escolha;
- Criar uma oportunidade para atingir o Universo e evoluir;
- Criar uma oportunidade (qual é a diferença entre uma condição e uma oportunidade?) para a liberdade de ação.
O Criador gradualmente criou tais condições para a criação. Por criação, queremos dizer o homem em nosso mundo, no estado em que ele já começou a se compreender com relação ao Universo, ou em que começa a galgar os níveis espirituais. Esse estado é desejável para o início do trabalho espiritual do homem, e é chamado ‘este mundo’.
Por que o Criador, Que está no mais alto nível espiritual, teve que formar a criação a partir de uma propriedade egoísta que é contrária a Ele? Por que Ele inicialmente preencheu completamente a criação com a luz, e então a criação se esvaziou da luz, e assim se rebaixou ao estado ‘deste mundo’ (Olam Hazeh)?
A questão é que a criação não é independente, embora ela seja preenchida com a luz, pois ela é completamente suprimida pela luz. A luz dita suas condições para a criação, e o desejo de receber prazer, o Kli, transfere suas propriedades para ela.
Para criar um Kli independente, absolutamente livre da assistência da luz, a luz precisou distanciar-se completamente dele. Há uma regra simples: a expansão da luz dentro do Kli, com a sua subseqüente expulsão, faz com que o Kli seja apropriado para a sua função de compreender independentemente e escolher o modo do preenchimento. Um Kli assim genuíno, independente, somente pode emergir em nosso mundo.
A descida da luz do alto através de todos os mundos até o homem neste mundo apresenta a fase preparatória para a formação do Kli genuíno. A cada fase, somente a luz determina todas as formas, estágios e o caráter do Kli. Tão logo o Kli expulse completamente a luz, ele se torna absolutamente independente e é capaz de adotar diferentes decisões.
Qualquer alma (outro nome para o Kli) que desce de um certo nível espiritual é considerada uma parte do Criador e é preenchida com a Sua luz, até que se revista dos desejos corporais humanos e comece a trabalhar com isto.
Somente após a alma descer ao nosso mundo e aprender Kabbalah, ela compreende seu real estado. Então o homem, em quem o desejo pelo avanço espiritual emergiu, pode pedir ao Criador que o preencha com a luz espiritual que vai elevá-lo. Porém, o homem não se eleva espiritualmente até o nível do qual ele desceu, mas 620 vezes mais alto.
Como o homem avança? Se ele recebe do alto um incentivo para atingir o espiritual, ele não deve perdê-lo. O homem pode ser impulsionado várias vezes pelo alto, que lhe dá o interesse pela espiritualidade. Porém, se ele não usa esse desejo corretamente, no final ele será deixado em paz até sua próxima encarnação.
O Kli é forçado a se elevar espiritualmente pela Luz Circundante, Or Makif. Ela brilha desde o exterior, porque ela não pode entrar no Kli egoísta ainda. Mas a luz afeta o desejo do homem pela espiritualidade e faz com que ele cresça tão consideravelmente, que tudo o que ele quer é a ascensão espiritual. Então ele recebe ajuda do alto. A pessoa só pode aumentar a influência da Luz Circundante, e assim começar a sentir as sensações espirituais, para entrar no espaço espiritual:
a) sob a direção de um verdadeiro Kabbalista;
b) com a ajuda dos genuínos livros de estudo;
c) através da comunicação com os membros do seu grupo (estudos coletivos, trabalhos, refeições).
Olam Hazeh (este mundo) é o estado em que o homem já sente que o Criador Se esconde dele. Agora, nós ainda não sentimos isto. Dizem-nos que o Criador existe, nós ouvimos falar disso, mas de qualquer modo, nós não podemos sentir isto. Quando o homem começa a sentir que há algo fora de nosso mundo, algo que se esconde dele, isso é chamado o duplo ocultamento do Criador.
Egoísmo é a propriedade do homem que automaticamente o faz extrair benefício de tudo o que ele faça. Somente nisto ele vê propósito para as suas ações. Altruísmo é uma propriedade que nós somos totalmente incapazes de compreender; isto é quando a pessoa faz alguma coisa sem nenhum benefício para si mesma. A natureza nos dotou somente com as propriedades egoístas. Altruísmo está além dos limites do nosso entendimento.

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