DINHEIRO
.
Prazer de receber
dinheiro para o dar
a Deus: não o recusar
é mui sábio ser.
.
PTIRRA 26
Comentários de Rav Laitman:
Em cada Partzuf, duas espécies das 10 Sefirot podem ser determinadas: o Rosh e o Guf. Aqueles que não sabem hebraico têm muito mais facilidade para estudar Kabbalah, porque eles não tomam literalmente termos cabalísticos tais como Peh – boca, Rosh – cabeça, Guf – corpo, Tabur – umbigo etc. Eles podem entendê-los em abstrato, e não farão uma imagem materialista desses termos.
Esses estudantes facilmente percebem todas as noções acima mencionadas como forças, desejos, intenções, e não como partes do corpo. Não há corpos no mundo espiritual, somente o desejo de receber prazer, a intenção em prol do que ou de quem alguém pode receber esse prazer, e o próprio prazer.
O local em que reside o Masach refletor é chamado Peh. Primeiro, o Masach empurra toda a Or Yashar que está diante dele, como se dissesse que não quer receber nada em prol de si mesmo. Então é feito um cálculo no Rosh para determinar quanto pode ser recebido ainda assim, não em prol de si mesmo, mas em prol do Criador. Então, a Or Chozer reveste as 10 Sefirot da Luz Superior (da Or Elion), de baixo para cima.
Isso é suficiente apenas para tomar uma clara decisão; as raízes dos vasos (Shorshey Kelim). As 10 Sefirot da Luz Refletida que revestem as 10 Sefirot da Luz Direta, juntas, formam as 10 Sefirot do Rosh do Partzuf.
Para completar a formação dos Kelim e realmente receber a luz, as 10 Sefirot de Or Yashar revestem-se nas 10 Sefirot de Or Chozer. Elas ‘passam’ através do Masach, expandem-se de cima para baixo, ampliando assim a décima Sefirah do Rosh – Malchut de Rosh, por suas próprias 10 Sefirot – de Keter até Chochmah, formando então os Kelim de Guf.
Antes que Malchut pudesse receber em prol do Criador, ela foi comprimida, restringida ao tamanho de um ponto. Todavia, recebendo a tela, ela adquiriu uma nova intenção de receber em prol do Criador, e então ‘expandiu-se’ desde um ponto até as 10 Sefirot, recebendo a luz dentro do Guf.
Ptirra 27
Comentários de Rav Laitman:
Após o TA, quando Malchut fez uma restrição sobre a recepção da luz, ela decidiu receber uma porção da luz com a ajuda da tela, em prol do Criador. A primeira recepção formou o primeiro Partzuf do mundo de Adam Kadmon (Keter, ou Galgalta). No total, há cinco Partzufim no mundo de Adam Kadmon.
O Masach no Kli Malchut rejeitou toda a Luz Superior. Com a ajuda do contato (Haka’a) no Masach, cuja força era igual a cinco Bechinot, a Luz Refletida (Or Chozer) ascendeu ao nível de Keter da Luz Direta (a Or Yashar), e revestiu as 10 Sefirot de Rosh do primeiro Partzuf de AK. Então Malchut expandiu-se, e a luz disseminou-se dentro dela, formando as 10 Sefirot de Guf.
A parte do Kli (Guf) que foi preenchida com a luz, é chamada de Toch (a parte interior), e a luz dentro dela é chamada de ‘Or Pnimi’ – a Luz Interior. A parte do Guf que permaneceu vazia é chamada o Sof (fim), e a luz nela é chamada de Or Chassadim.
Esta parte recusa-se a receber qualquer prazer, porque ela não tem uma tela apropriada; assim, se ela recebesse a luz, isso levaria à recepção de prazer em prol de si mesma. O limite separando o Toch e o Sof é chamado Tabur (umbigo). A luz que não entrou no Kli é chamada Or Makif (Luz Circundante).
Cada Partzuf vê qual luz está diante de si somente com a ajuda da Luz Refletida. Se o poder da Luz Refletida equivale ao poder da tela em todas as cinco Bechinot, o Partzuf pode ver a luz de Keter. Ele divide essa luz em cinco partes, preenche o Toch com elas, deixando o Sof vazio. Luz de qualquer intensidade pode brilhar no Rosh do Partzuf, mas Malchut de Peh de Rosh verá somente o quanto a Or Chozer lhe permita.
Nossos sentidos estão baseados no mesmo princípio. Façamo-los mais sensíveis e eles verão objetos microscópicos, sentirão micróbios etc. Em outras palavras, tudo depende não realmente daquilo que nos cerca, mas daquilo que nós sejamos capazes de detectar, da perceptibilidade de nossos sensores.
Cada Partzuf subseqüente tem uma tela com uma menor quantidade e qualidade de desejos (Bechinot) que o precedente; assim, sua Or Chozer é menor e ele vê a luz a partir de um nível mais baixo. É semelhante a uma pessoa cuja visão tenha se deteriorado e que possa ver objetos somente a uma curta distância.
Se a tela tiver a força da Bechinah Guimel, ela poderá ver a luz do nível de Chochmah, no que se refere ao Partzuf precedente. Quanto a si mesma, ela recebe as mesmas cinco partes da luz de NaRaNChaY, mas do nível geral de Chochmah, não Keter. Vamos tomar um exemplo deste mundo: uma pessoa alta e uma pessoa baixa naturalmente consistem das mesmas ‘partes’. Porém, dizemos que uma delas é uma cabeça mais alta que a outra, isto é, que a última é, por assim dizer, uma cabeça mais curta.
Estudamos os mundos descendentes. Quando o Universo veio a ser, o Partzuf Adam HaRishon (o Primeiro Homem) foi criado. Então esse Partzuf dividiu-se em 600.000 fragmentos chamados almas. Cada um desses fragmentos precisa receber sua parte da Luz Superior.
Quando a alma, isto é, um fragmento do Partzuf Adam HaRishon, atinge um certo nível no mundo espiritual, ela recebe um pouco da sua parte da luz. Embora ela ainda não tenha recebido toda a luz que lhe está destinada a ela, percebe seu estado como absolutamente perfeito. Então um pouco mais de egoísmo lhe é acrescentado (à alma), e novamente ela começa a desejar por mais. Corrigindo sua porção de egoísmo, ela recebe uma nova porção da luz nos vasos recém-corrigidos, e somente então compreende que existe uma perfeição muito maior para ser atingida.
Se faltar ao homem esse desejo interior, a necessidade ou o ponto em seu coração, ele será incapaz de compreender como é que alguém pode se interessar por espiritualidade. A propósito, leituras da sorte, amuletos, medicina alternativa e bênçãos não têm nada a ver com espiritualidade. A Kabbalah interpreta o espiritual como a aspiração pelo Criador, Suas propriedades. De fato, nós sempre descobrimos que seja o que for que nos parecesse sobrenatural, revela-se mais tarde como sendo o resultado de fraudes, algumas mais, outras menos talentosas, que usam forças de nosso mundo, desconhecidas da maior parte das pessoas, assim como a psicologia e os poderes internos do corpo humano.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment