Wednesday, November 19, 2008

ORIGEM DA DOENÇA
"... O corpo etérico é afectado pela má utilização das energias criativas inerentes ao ser humano e reflecte-o no corpo físico, emergindo a doença, que representa, frequentemente, uma debilidade da energia espiritual do homem..."
SADHANA – PADA
.
Esta é a parte do Yoga que trata dos Klesas (aflições), que causam impedimentos à Auto – Realização. A austeridade e a firmeza na disciplina são a forma de romper com esses impedimentos ou obstáculos (existentes na vida normalde todos os seres) e, quando se inicia o caminho espiritual, eles são as "primeiras dificuldades a vencer". Tanto impulsionam o aspirante a dar um passo adiante, entusiasmado a purificar-se, como o impedem de prosseguir, desencorajando-o nos seus propósitos, de tal modo que o progresso obtido parece ser anulado, fazendo-o assim vacilar ou até mesmo desistir.
Mudanças súbitas de atitude, sem uma vontade interior determinada, podem ocasionar reacções violentas na mente e levar o aspirante a recair na vida mundana (no que de errado tem, digo eu) com maior força. A característica geral do comum das mentes é ser inconstante (incontrolada) e virada para o exterior, tornando-se um hábito tão poderoso que qualquer esforço para orientar a consciência noutra direcção (interior) é acompanhada por uma luta mental, que, geralmente, leva as pessoas pouco persistentes a desistir das práticas de Meditação, pela falta de disciplina. Mesmo no caso de pessoas introvertidas, a sua condição mental, é, meramente, um conjunto de imagens ligadas a si mesmas e não sintonizadas com princípios superiores. Há também aqueles que, por mera curiosidade ou pela ambição em adquirir poderes, facilmente desistem, inaptos a suportar o impiedoso despojamento da personalidade a que o caminho da libertação obriga.
Os impedimentos são o resultado dos hábitos impregnados na forma de viver normal das pessoas, desenvolvidos também em inúmeras vidas, pelo que, quando se força a mudança, há uma reacção natural, tanto física como psíquica. Os klesas (aflições) são os ‘vícios’ que ficaram desses hábitos e constituem os obstáculos à realização interior e à libertação do karma, pois provêm de acções, apegos e emoções.
Esta é a razão porque a vida espiritual deve obedecer a práticas e a disciplinas internas, seja através do Yoga, seja quando empreendida livremente, porque há vários estágios para assimilar os resultados das experiências. Conforme se vai progredindo, a mente precisa de tempo e de "espaço" para se adaptar e consciencializar dos estados que naturalmente se produzem interiormente, além de ter de ser paciente e sem ambições de obter resultados extraordinários e imediatos, pois não se alcança o objectivo final sem passar pelas fases preliminares.
Deve acostumar-se à disciplina, deve conhecer o que são os seus próprios obstáculos e, assim, estar preparado para combatê-los e a atenuá-los, podendo desta forma reduzir a intensidade das acções, do egoísmo e de todas as obstruções que daí derivam.
O objectivo da libertação é transcender a ilusão da vida e, mesmo, a da felicidade, pois esta está limitada pela incursão da Alma na matéria. A Verdadeira Realização é chegar ao estado de Paz Perfeita, de Quietude, baeada na tranquilidade da mente, onde se extinguiram os pares de opostos, pois ao encontrarmos a felicidade, também deparamos com a contraparte, que é a infelicidade. A indiferença por estes opostos terá de suceder pela realização interior, que é o desapego à vida ( ao grosseiro ), onde nem o prazer nem o dever exercerão mais autoridade, pois todo o sofrimento humano tem origem nestas reacções.
Estes obstáculos são enumerados e definidos ao longo deste estudo do Sadhana – Pada".
Fonte: Tratado de Meditação, de Maria, da Maitryea

No comments: