Thursday, November 20, 2008

.
O mal está portanto na ignorância e em nos deixarmos dominar por ela e pela matéria. Não há mal na matéria, que é, normalmente, para ser guiada e transformada pela alma\mente nesta própria. Não há ser/alma sem mente, e, também não haverá mente sem matéria: a matéria transforma-se (é transformada) em mente/consciência, e, esta em matéria.
Já quanto a Deus, estará tanto na matéria como fora dela.

"7. É este prazer de felicidade que causa apego e desejo.

Apego é a motivação que se segue à lembrança do prazer. A Alma limitada a um corpo físico dá-nos a aparente ilusão de que somos (só) esse corpo e essa percepção é a causadora do sofrimento. Mesmo a felicidade ou os prazeres que fazem parte da vida são motivo de apego para viver, mas eles pertencem ao corpo físico (que nasce, morre e renasce...) e, naturalmente, são efémeros: vão e voltam. Porém, se nos identificamos com a Alma (e corpo, digo eu), essa felicidade pode ser uma suave e constante beatitude sentida no coração, mesmo nos momentos mais difíceis. Muitas vezes, a felicidade que sentimos no coração é o reflexo da alegria da Alma, mas pela ignorância, atribuímos essa felicidade a algo exterior, tal como aos objectos obtidos dos quais gostamos, a alguém ou a acontecimentos (mas pode haver mais do que uma causa...). Quando ela acaba, começa o sofrimento. Então, para fugirmos dele, buscamos a lembrança do que deu prazer e isso constitui apego (e até este apego pode ser benéfico, se não for exagerado).

***
Duhkhanusayi dvesah

8. Aquilo que habita na dor é aversão

Ao buscarmos o prazer ou a sua lembrança, criamos a aversão a tudo aquilo que não nos causa felicidade. A dor provém da identificação (mais ) com o corpo (do que com a alma), por um lado, e da identificação (só) com o mundo por outro...."

Fonte: "Tratado de Meditação", de Maria, da Maitreya

Beatitude: vida de perfeita virtude na Terra ou situação de quem no Paraíso contempla Deus (terra e paraíso são Um); felicidade tranquila; suprema felicidade; bem aventurança.
.

No comments: