Friday, April 17, 2009

Governo sobe incentivo ao abate de carros
Hoje



O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei que aumenta o valor do incentivo destinado ao abate de veículos em fim de vida para a compra de carros novos.
Esta proposta de lei introduz "um regime transitório de majoração em 250 euros do incentivo fiscal à destruição de automóveis ligeiros em fim de vida, a utilizar através da redução do imposto sobre veículos (ISV) devido pelo proprietário na compra de automóvel ligeiro novo", diz o comunicado do Conselho de Ministros.
Assim, até ao final deste ano passa a ser possível reduzir o ISV devido na compra de um automóvel ligeiro em 1250 euros (até agora era 1000 euros) ou 1500 euros (era de 1250 euros), consoante o proprietário entregue para abate um automóvel em fim de vida cuja matrícula tenha 10 anos ou 15 anos, respectivamente.
"Esta medida visa incentivar a aquisição de automóveis novos, num esforço de reanimação das empresas que constituem e que dependem do sector automóvel, não deixando, no entanto, de considerar as preocupações de Portugal em matéria de política ambiental", explica o Governo.
Recorde-se que a falta de medidas de incentivo à procura impedia, até agora, a implementção da totalidade do plano de apoio ao sector. Existiam vários incentivos à indústria automóvel em três eixos de acção, mas o quarto eixo, de incentivo à procura, continuava a ser discutido entre o Governo e as associações do sector.
Este é o primeiro apoio efectivo do Estado ao comércio automóvel desde o anúncio do plano para o sector, em Dezembro de 2008.
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1203637

No comments: