Sunday, September 21, 2008

.
CENÁRIOS
.
No contexto de Portugal, inseridos na região do Rio Sôr, distrito de Portalegre, é onde nós, os Montargilenses, nos encontramos.
Temos, como terra, um passado não desprezível: fomos concelho/município pelo menos desde D. Fernando, até 1855. Durante esse tempo sempre acompanhamos o progresso e desenvolvimento da região.
A extinção do município de Montargil, como de muitos outros, e a sua integração primeiramente em Avis, depois (1871) em P. de Sôr, foi não só um erro, como uma fraqueza e uma injustiça. Desde então, não só Montargil como as Galveias passaram a ser freguesias parentes pobres de Ponte de Sôr, para não dizer exploradas.
Mas, até no seguimento das palavras do Rui Carapinha, no Fórum Montargil, em 8-7-2008, em: Geral Notícias - "O que faz realmente falta em Montargil", de aerox: "Montargil, todos nós, só precisamos de duas coisas, na minha opinião: motivação e iniciativa. Com isto podemos fazer tudo", na nossa fraqueza, manifestada no modo como nos deixamos enganar\dividir\enfraquecer pelo adversário, devemos encontrar a 1ª explicação para as nossas "tormentas".
Bem podemos, é urgente, a Associação Nova Cultura de Montargil, qual SEDES local, promover um estudo-debate aberto a todos os Montargilenses, de perto e de longe, ricos e pobres, cultos e incultos, sobre o modo de ultrapassarmos a fraqueza e de nos tornarmos fortes e sábios.
A meu ver, três cenários se nos apresentam, como nascidos, criados e vividos em Montargil:
O primeiro, que já vem de antes de 1855, é o da continuação da carência, da pobreza, da estagnação, "de vermos os outros ter\ser", e nós não, se continuarmos sem uma forte determinação, entusiasmo quanto baste, trabalho, boa vontade, união, motivação e iniciativa (nos 7? tormentos de Montargil, do Fórum, em: Tá-se mal, do Alexandre Marques, Mike Varela sugere que se compilem os tormentos e sejam entregues à JFM e CMPS...
Já comecei a compilar todos os tormentos que estão no Fórum, mas devem haver muitos mais - temos mesmo de fazer ISTO!! E, cada vez mais penso que deveremos começar um movimento, se é que não começou já! de Montargilenses ( o Godinho de Carvalho acha que isto só tem interesse ao nível da Câmara de P.S.) candidato á Junta de Freguesia..
O segundo, que pode começar hoje, é claro, o oposto, o do progresso e da justiça, de termos\sermos pelo menos como, se não verdadeiramente superiores aos nossos vizinhos, a alcançar com a determinação, a boa vontade, o trabalho, a união, o entusiasmo quanto baste, a motivação e a iniciativa já referidos, sem necessidade de vãos heroísmos e sacrifícos, obviamente.
E o terceiro (não tinha pensado em incluir este, mas ele é real!), o de nos continuarmos a contentar com as migalhas que, qual parábola, "o cachorrinho? come debaixo da mesa do seu senhor".
.

No comments: