Thursday, August 24, 2006


CRIADOR E CRIAÇÃO
.
Criador e criação, efeito e causa estão intrinsecamente unidos, são inseparáveis, e, têm o mesmo valor e importância.
Alimentos\bebidas amargos são bons para o coração.
Portanto, em princípio, casais com alimentação pouco calórica (há, por exemplo na Net, muitas tabelas sobre as calorias dos alimentos) terão meninos, e, com alimentação com muitas calorias terão meninas. Por outro lado (ver artigo abaixo) um adulto com um peso médio de 70 Kg, que não esteja gordo nem magro, deve ingerir cerca de 2300 calorias alimentares por dia.
.
AMOR/COMPAIXÃO
.
Possivelmente, qualquer ser vivo pode ter sido nossa mãe, pai, avô, avó, bisavô, bisavó, tia, tio, amigo... nós próprios... em vidas anteriores... Como podemos pois matar outro ser vivo, nem que seja um mosquito ou uma mosca incomodativos, talvez somente para nos ajudar contra a preguiça? Resistamos pois a tal e outras acções destrutivas e veremos milagres. E, como não havemos de desejar/fazer não só que nenhum ser sensitivo não só nunca sofra, mas, seja sempre feliz?
.
"DIETA:
Dieta, Calorias e a Primeira Lei da Termodinâmica.
por Gilberto Luiz Sanvitto
atualizado em 05/08/2005

Ou, Como os Conhecimentos de Física Podem Ajudá-lo no Controle do Peso.
Na ciência, o princípio da conservação de energia é descrito pela primeira lei da termodinâmica:
"Em um sistema isolado, a quantidade total de energia, inclusive sob a forma de calor, é conservada".
Esta lei tem muito a dizer sobre a obsessão do mundo moderno de dieta e controle de peso.
Nós obtemos nossa energia a partir dos alimentos (que por sua vez recebem, na base da cadeia alimentar, esta energia do sol). Caloria é a unidade de medida dessa energia.
Ao contarmos quantas calorias ingerimos por dia, estamos medindo a quantidade de energia que agregamos ao nosso organismo neste período.
Freqüentemente, a caloria medida nos alimentos é confundida com a unidade física de energia. Vejamos:

Unidade Física de Energia
É a quantidade de energia necessária para elevar em 1º C a temperatura de 1g de água e é absorvida como cal.

Caloria Alimentar

É a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1kg de água em 1°C

Como vemos, esta "sutil" diferença faz com que uma caloria nutricional corresponda a mil vezes mais energia (uma kcal) de uma cal da termodinâmica.
Desfeito o mal-entendido, podemos seguir na interação entre física e controle de peso.
Quando uma quantidade de energia é obtida através da alimentação, a primeira lei da termodinâmica nos diz que somente uma de duas coisas pode acontecer:
1º- a energia é convertida em trabalho com o conseqüente desperdício de calor; ou 2º- a energia é estocada.
Se ingerirmos mais energia do que gastarmos, o excesso será estocado em um compartimento especial do organismo, o tecido adiposo.
Nos dias de hoje, podemos pensar que o Criador se enganou ao projetar o tecido adiposo, que só nos traz problemas físicos e estéticos. Mas se nos reportarmos aos primórdios da humanidade, veremos que os indivíduos, nômades, não tinham capacidade de obter da terra seu alimento. Nessa época, uma das principais fontes de energia do homem era, por exemplo, a ingestão de proteína animal. Podemos imaginar a dificuldade e o tempo necessário para a obtenção desta energia. Por isso, quando conseguia alimento, abatendo um animal, e não sabendo quando o conseguiria novamente, o homem estocava energia. Estrategicamente, era crítico para a preservação da espécie um sistema capaz de armazená-la.
Se, por outro lado, o ser humano ingerir menos energia do que gastar, energia deve ser removida dos estoques para fazer frente ao deficit, a quantidade de gordura do corpo diminui e então a pessoa emagrece.
Para calcular a quantidade de calorias na sua dieta, você pode partir dos seguintes princípios gerais:
Um organismo sob condições normais utiliza para manutenção do seu funcionamento básico (secreções glandulares, potenciais elétricos, contrações musculares) em torno de 33 calorias por dia por cada kg de peso.
Para ganhar 1 kg de peso (gordura) você deve consumir em torno de 7700 calorias acima das necessidades diárias para manutenção (33 calorias/kg de peso corporal).
Supondo que você pese 70 kg, para manter seu peso você deve ter em conta que:
70 kg x 33 calorias por dia = 2310 calorias por dia
Com um dia a dia regular, sem esforço físico demasiado, aproximadamente 2300 calorias diárias de energia é o que você precisa para fazer frente às necessidades de manutenção. Esta ingestão calórica fará você ficar estabilizado, sem engordar nem emagrecer.
Se você deseja perder ½ kg por semana (1 kg corresponde a um estoque de energia de 7700 calorias no tecido adiposo ? a metade disto corresponde a 3850 calorias), você deve reduzir sua ingestão calórica na seguinte medida:
3850calorias7 dias
=
550 calorias por dia
Para perder ½ kg por semana, sua ingestão calórica diária deve ser reduzida de 2300 calorias (sua necessidade básica) para 1750 calorias (2300-550=1750).
Isso significa não comer, no mínimo, aquela sobremesa todos os dias.
A primeira lei da termodinâmica nos dá outra alternativa para reduzir o peso. É aumentar o gasto de energia. Isto pode ser feito através do exercício.
Mas esta alternativa também não é milagrosa. Grosso modo, para queimar 500 calorias você deveria correr 8km, andar 24km de bicicleta ou nadar vigorosamente por uma hora.
Os benefícios do exercício sobre o estado físico, sobre as condições cardiovasculares e na produção de bem-estar são incontestáveis. Porém, para o controle de peso, a maioria dos pesquisadores concorda que o maior benefício do exercício se dá pela sua capacidade de ajudar as pessoas a controlar seu apetite, do que propriamente pela queima calórica que ele propicia.
Agora, munido de lápis e papel, de uma calculadora, da primeira lei da termodinâmica e da tabela de composição dos alimentos disponível neste site, você pode iniciar o seu "autocontrole" de peso.
Mas não esqueça, essas dicas não devem substituir a orientação de seu profissional de confiança, médico e/ou nutricionista. "

No comments: