Tuesday, July 25, 2006

A VERDADE

Como é óbvio, procurar o bem estar e o prazer não só não tem mal nenhum como é natural. Entretanto, buscar o bem estar leva muitas vezes à dor, isto, claro, por haver outros interessados. Assim sendo, também é natural que, após a descoberta das causas, escondidas ou visíveis da dor, as abandonemos. Mas, irá repetir-se tudo de novo, já que estamos sempre a inventar\fazer coisas novas. Para os budistas, e outros, a dor neste mundo parece ser mais do que o prazer, o que não deve ser verdade, pelo que sugerem que um dos objectivos máximos a atingir é não reencarnar. Todavia, parecem falar muito mais deste mundo (samsara) do que do mundo dos budas e outros não reencarnados... Penso contudo que só temos, no ocidente, a ganhar com o estudo do budismo, e, a sua fusão com a religião, filosofia, ciência e ensinos do ocidente. Também o oriente só tendo a ganhar com o estudo e absorção dos ensinos ocidentais.

O TRANQUILO-PERMANECER

“ ... O tranquilo permanecer é ... uma mente que apaziguou as distraçções e permanece concentrada, de maneira unifocalizada, no seu objecto... Possui o êxtase da mobilidade física e mental... Depois de atingir o tranquilo-permanecer, deixamos de sentir desconforto físico ou mental. Nossa mente se acalma, conseguimos sempre gerar pensamentos e sentimentos virtuosos, bem como criar causas de felicidade... esse estado dá origem a outras aquisições, como os diversos tipos de clarividência. Existem cinco tipos de clarividência: a clarividência do olho divino, a clarividência do ouvido divino, a clarividência de conhecer a mente alheia, a clarividência de recordar vidas passadas e a clarividência de poderes miraculosos...” In: Págs. 389 e 390 de: “Caminho Alegre da Boa Fortuna”, de Geshe Kelsang Gyatso, 3ª edição, da Thara Brasil – 2005.
.
O BEM E O MAL

Possivelmente, por cada má notícia que as televisões dão diariamente, ocorrem centenas, se não milhares de bons acontecimentos, como crianças que se divertem brincando, pobres ou não a quem se dá alguma coisa, ignorantes que recebem algum ensino, boas descobertas e justiças que se fazem ...

No comments: