O Budismo tem coisas interessantíssimas, que não podemos continuar a ignorar no ocidente. Uma delas é que tudo e todos somos eternos, sem princípio nem fim, somente com mudanças. Outra é a da reencarnação: todos os seres sensitivos podem reencarnar em qualquer outro desses seres . Deste modo, somos familiares\parentes de todos os seres, qualquer um deles pode ter sido nossa mãe, pai, amigo. Que interessa ser agora inimigo, se já foi um grande amigo? Assim, fazendo bem a todos os seres, fazemos bem a nós próprios, e, fazendo mal a outro ser, fazemos mal a nós próprios.
O budismo muitas vezes não refere Deus, mas, fala bastante de acções virtuosas e de renúncia às acções erradas ou negativas.
Nem a aversão nem o apego são bons, só causam sofrimento, e, derivam de uma atenção errada. Temos de amar mais os de que não gostamos , e, menos os de que gostamos!
As grandes religiões do ocidente e muitos orientais pouco ou nada se preocupam com o sofrimento dos animais, sendo que até os comem, os próprios animais se comendo uns aos outros. Como pode assim acabar o sofrimento?
No comments:
Post a Comment