Wednesday, February 21, 2007

PRAZERES E DORES
Coisas desagradáveis, como o medo, a tristeza, a timidez, a ira, a dor... podem ter a função de nos alertarem para situações potencialmente perigosas. Mas, de modo algum é assim com todas as dores. Por enquanto ainda temos em nós um sistema de dor e outro de prazer que muitas vezes se completam. Mas, há dores e mal estares sem sentido e estúpidas, que têm de ser vencidas pelo prazer e pela felicidade.
Não podemos dar ênfase a prazeres que ponham ou tenham posto em causa o bem estar de outros seres, ou, que esqueçam a eternidade de espíritos e corpos\restos mortais. E, é muito importante sublinhar que existimos, todos os seres existem, para a felicidade, o bem estar e o prazer.
DINHEIRO E FELICIDADE
“... Acima do limiar da pobreza, a influência do dinheiro sobre a satisfação de viver é mínima.
Ter um par de notas de cem, ou mesmo de mil, a mais ao princípio do mês é parecido com beber um copo de champanhe em vez de beber um copo de champanhe de uma determinada colheita: a diferença quase não se nota... A satisfação dos 50 americanos mais ricos, cada um deles com mais de cem milhões de dólares, situa-se pouco acima da média americana.
Já entre os países em vias de desenvolvimento, a situação é algo diferente. Onde a necessidade é premente torna-se difícil ser feliz. Para um pequeno agricultor no Nepal cada dólar que ganha a mais significa uma verdadeira melhoria: ele pode então pagar uma ida ao médico ou poupar para a escola dos filhos...” (In: Simplesmente Feliz, de S. Klein, da lua de papel)

No comments: