Monday, June 14, 2010

O estado criativo

• Comunicação em todos os níveis e sentidos;

• Pouca ou nenhuma consciência de nós próprios, total auto-esquecimento, ausência de medo;

• Pouco ou nenhum pensamento, completude, riqueza, sensibilidade profunda, facilidade, leveza, rapidez;

• Ausência completa de luta, de esforço, de cedência, de conflito para sermos alguém, para fazermos alguma coisa, ganharmos, imitarmos, atingirmos resultados e objetivos, fazermos a obra prima, superarmos, melhorarmos… Como se pudéssemos sós melhorar quase tudo, pois, quase tudo está errado; como se as coisas funcionassem com salvadores e heróis (que infantilismo!); como se fosse pelo nosso esforço egoísta que as coisas não param…

• Muito mais importante do que melhorar/castigar pessoas e coisas é compreendê-las; aliás, não há melhoria possível sem compreensão: a boa compreensão é a boa mudança e melhoria. E, compreender é também agregar e motivar para a ação. Inspirados e motivados não estamos sós quando são necessários muitos, muitíssimos, mas, estão todos connosco e estamos com todos… E, é fácil, tudo é possível…

• A luta, o esforço distraem-nos, levam-nos a energia necessária à compreensão, e, é tanto concentração, que exclui, como atenção, que tudo/todos inclui, sendo o descanso(distração), na medida certa, também muito útil, claro.

• Quando percebemos que não somos nada (mesmo ricos e sábios), que somos muito frágeis e insuficientes, vazios… Vezes e vezes sem conta caímos no erro da luta, do esforço para nos preenchermos, fazermos uma obra, fazermo-nos um nome. Mas, isto é a grande fraqueza, a grande fuga, o grande fracasso em que andamos envolvidos há milhões de anos, não é? E, para a qual Krishnamurti e talvez outros, não sei, descobriu a solução. A saber: não fugimos, COMPREENDEMOS e ACEITAMOS isto tudo, ficamos face a face com a solidão, com o vazio, com a fraqueza… E, “acontece um estado criativo que não tem nada a ver com conflito, com esforço… Quando observamos, quando aceitamos O QUE É, sem o evitar, vemos que acontece um estado de ser no qual todo o conflito termina. Este estado é CRIATIVIDADE… Realidade CRIATIVA… AÇÃO CRIATIVA que resolve, e, não a ação normal, quase toda errada por ser mera reação/conflito.

• Percepção pois da nossa total insuficiência e insegurança e dos nossos temores e medos e sofrimentos e tédios, sem escolher, sem condenar nem louvar… E, ACÇÃO CRIATIVA, o modo de ser criativo, QUE RESOLVE; TRANQUILIDADE DIVINA, não CONSTRUÍDA pela mente nem pelas mãos; AMOR; ÊXTASE!

No comments: