Saturday, December 30, 2006


INSPIRAÇÃO
Há processos e resultados ou objectivos. Ambos são importantes, apesar dos processos talvez o serem mais. Ambos podem funcionar bem, felizmente, connosco sendo um com eles.
TEMPO
O tempo não é nem linear, nem circular. É o tempo. Vivemo-lo momento a momento, concentrados no que estamos a fazer, intensamente, sem ignorar nem passado nem futuro.
Inspiração: Alan W. Watts: "O Zen e a Experiência Mística", da Culturix
TUDO
Integrar tudo e todos, com energia e vigor, é reduzir todos e tudo ao absoluto, à perfeição, ao bem estar.
Não podemos limitar-nos nem à respiração nem às posturas normais. Há que, periodicamente, inspirar/expirar fundo e pausadamente, concentrando-nos na respiração…
Obviamente, quanto mais simples o ser, menor os seus prazeres e dores, e, aceitarmos, por vezes, que tudo está bem pode ser útil ao bem estar, mas, não o melhora. Por outro lado ainda, é verdadeira a afirmação druída de que, p.e., a minhoca que é comida pela ave passa a um nível superior. Todavia, a minhoca ao cair no estômago ácido da ave sofre. Os vermes têm pois de esconder-se das aves, como estas fogem dos homens. E, se o verme tiver de ser mesmo comido, convém então entregar-se e aceitar, compreendendo, que assim dói menos, se não nada!
Quanto ao facto de moscas, mosquitos, aranhas, etc…. morrerem com o frio, tão pouco isso prova que o frio excessivo esteja bem.

No comments: