Propostas alteram IMT, IVA, IRS e IRC
As propostas avançadas pelo relatório elaborado por um grupo de peritos que é hoje apresentado no Ministério das Finanças pressupõem alterações em vários impostos, como o IVA, o IMT, o IRS e o IRC.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt
As propostas avançadas pelo relatório elaborado por um grupo de peritos que é hoje apresentado no Ministério das Finanças pressupõem alterações em vários impostos, como o IVA, o IMT, o IRS e o IRC.
O Relatório Técnico do Grupo de Trabalho para o Estudo da Política Fiscal, Competitividade, Eficiência e Justiça do Sistema Fiscal será apresentado será apresentado esta manhã às 10h00.
Segundo o jornal "Público”, Na fiscalidade da compra de venda de casas, a proposta passa pela extinção gradual do IMT e a análise para a sua substituição por outro imposto, como o IVA ou Imposto de Selo.
No IRS, além da possibilidade de os contribuintes entregarem a sua declaração em separado, o grupo de trabalho recomenda a exclusão de certas actividades do regime simplificado, como ourivesaria, construção civil e sucatas.
Ainda no IRS, além da tributação das mais-valias bolsistas a 20%, o Grupo de trabalho recomenda uma simplificação do regime. Os rendimentos do trabalho (dependente e independente), pensões e regimes de imputação ficariam sujeitos a taxas progressivas. Os rendimentos de capitais, prediais e mais-valias pagariam uma taxa única de 20% e todas as taxas liberatórias vigentes desapareceriam.
Esta medida poderá representar um agravamento de impostos, sendo que quanto à tributação das grandes fortunas, o estudo não avança com propostas, adianta o “Público”.
Também no IRS, o documento que é hoje apresentado defende ainda uma maior dedução específica para os assalariados e pensionistas, uma maior aproximação das tabelas de retenção na fonte à realidade, de forma a evitar "a retenção em excesso" e a possibilidade de os casais poderem entregar a declaração de IRS em separado.
Outra das alterações propostas passa por aumentar a tributação dos rendimentos de propriedade intelectual.
Ao nível do IVA, a sugestão passa por baixar a taxa máxima para 19% e retirar produtos da taxa dos 12%.
No IRC é proposto o fim do regime simplificado, alterações no regime de tranparência fiscal e a melhoria do Pagamento Especial por Conta.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment