Thursday, July 10, 2008

Libertação do pensamento compulsivo condicionado (I)

(Com PCA: http://www.cuidardoser.com.br//pca/ e outros, muitos outros amigos e “inimigos”)

A identificação com o pensamento compulsivo condicionado e o seu processo de divisão é responsável por muitas, se não todas, as reacções condicionadas doentias (álcool, drogas, jogo, anorexia, bulimia, comprar/vender compulsivos, dependência de sexo e de relacionamentos, abstinências várias, o tédio, a insatisfação, os medos irracionais…), e impede o desfrutar da vida relacionada, na sua totalidade.
Excusado será falarmos da importância de alcançarmos um modo de vida saudável, sereno, produtivo, criativo, belo, feliz e com um verdadeiro, real e profundo sentido existencial. Também o alcançar da unidade interna e do bem estar geral, de todos os seres mesmo, é fundamental.
Muitas vezes só quando em desespero, e após muito sofrimento, é que nos damos conta de que a causa de tal situação é o pensamento compulsivo condicionado, passível de cura pela observação continuada que não critica, não julga, não escolhe. E, quanto mais desenvolvidos, quanto mais libertos do pensamento compulsivo condicionado, maiores os casos de dependência e dor, que adoram “ganhar-nos”, se nos deparam!
Outrossim, sozinhos não conseguimos libertar-nos do pensamento condicionado compulsivo, precisamente por sermos sempre pelo menos três…
Ah, e nenhuma verdade é definitiva!

No comments: