Wednesday, September 12, 2007

OLHO VIVO
.
Se nos aproximamos dela,
Afasta-se, outro vem;
Mas, pincel pomos á tela,
Que inspiração contem.
.
É a música, o jogo,
A água, o sem medo,
A Prudência, o fogo,
O olho vivo, o ledo!
.
Que parvoíce matares:
Só incomodam um pouco!
Para quê esperneares?
Para quê ficares rouco?



-----Está mais do que provado: o critério para saber se podemos matar ou não, não pode ser o da alma, isto é, se não tem alma podemos matar, se tem alma não podemos, pois, muitas vezes, o que tem alma e o que não tem confundem-se. O critério tem portanto de ser: se faz sofrer injustamente, e, nada fará sofrer mais do que a morte, não podemos fazer. A alma é ou tem, que é o mesmo, a capacidade do sofrimento e do prazer. Se temos prazer à custa do sofrimento injusto de outro ser, tal é mau e levará a uma perda na relação prazer\dor. É por isso que comer carne ou peixe, só em último caso e sem alegria, já que pode provocar dor injusta de comidos e justa de comedores.
----- Alma gémea é uma alma que é como nós, pensa como nós, quer como nós.
---- O/quem excluído num lado tem forçosamente de ir para outro.
---- No mundo nada nem ninguém se perde, tudo\todos se transformam (Lavoisier).
---- Não podemos apoiar a injustiça nem os injustos, nem que o estejam a ser para consigo próprios.
---- Quando uma prática causa mais dor do que prazer, e, temos de entrar nesta avaliação com o factor tempo, que é bem real, acabamos por a abandonar.
---- Se jogamos, e jogamos, devemos jogar perfeitamente, com amor pelo adversário (sem adversário não há jogo!). Devemos procurar ganhar e desfrutar da vitória com gozo; mas, se perdemos (querer ganhar sempre é outra forma de acabar com o adversário), devemos desfrutar da derrota igualmente com gozo, o gozo do jogo!
---- Alma complementar é, claro, uma alma que nos complementa, com quem dividimos tarefas e gozos. Como há muitos lugares, muitas direcções, muitos momentos existirão muitas almas gémeas e complementares.
---- Ser ou alma disputante é aquele que partilha o mesmo recurso connosco. Querer acabar com o ser partilhando o recurso é a base da guerra, do sofrimento, da morte. Esperar, ir noutra direcção é a essência do prazer, da inspiração, da vida...

No comments: