SEGREDOS IMPERIAIS DE SAÚDE
Moderação no sexo
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No Lao Heng Yan (Máximas Perenes da Gerontologia), diz-se: «O desejo sexual de homens e mulheres é como o dao do yin e do yang na natureza».! Isto significa que o desejo sexual em homens e mulheres é perfeitamente natural e não é, em si, bom nem mau. Segundo a teoria médica chinesa, o excesso ou o pouco sexo podem ser prejudiciais à saúde. Ge Hong (281-341 d.C), um médico famoso da dinastia Lin e adepto taoista, resumiu isto muito bem em Nei Pian (Escritos Interiores): Não está certo que os seres humanos cerceiem o seu desejo sexual. Assim, o yin e o yang não conseguem comunicar. Isto levará a doenças devido à acumulação e estagnação. Os que sofrem de doenças devidas ao azedume escondido no seu espírito (por sua vez) devido à supressão prolongada do seu desejo sexual, terão uma vida curta. (Porém) entregar-se totalmente ao sexo causará (também) impossibilidade de desfrutar a longevidade. Apenas a temperança nas actividades sexuais podem manter os seres humanos saudáveis de corpo e espírito.
I Lao Lao Heng Yan (Máximas Perenes da Gerontologia), citado por Guang-ren et al., Health Preservation and Rehabilitation, Shanghai College of Traditional Chinese Medicine Press, Xangai, 1990, p. 1282 Ge Hong, Bao Pu Zi Nei Pian (Escritos Interiores de Bao Pu-zi), citado por Sun Guang-ren et aI.; ibid, p. 128
Como se disse anteriormente, a duração da vida depende directamente da reserva de essência jing nos rins. Além do jing pré-natal e adquirido, há outro tipo de jing que se refere na medicina chinesa. Trata -se do sheng zhi zhi jing ou essência reprodutiva. No homem refere-se ao sémen e na mulher à menstruação. Esta essência reprodutiva perde-se, nos homens, no acto da ejaculação, por isso, a ejaculação afecta directamente a quantidade de essência armazenada no homem. Quando o homem é jovem rapidamente repõe a essência perdida na ejaculação, porém, à medida que envelhece e que os seus órgãos e intestinos não funcionam tão bem, torna-se mais difícil produzir um qi abundante e portanto mais essência jing.
ESSÊNCIA, SEXO E ENVELHECIMENTO
A essência jing pode ser usada para qualquer detrês fins. Pode ser usada para procriação, diversão ou transformação. Procriação significa fazer bebés, diversão refere-se ao prazer sexual e transformação significa transformação espiritual e rejuvenescimento físico. Já ficou dito que uma pessoa é tão velha quanto os seus rins, mas isso é apenas uma maneira de dizer que é tão velha como a quantidade de jing que tem armazenada. A essência jing que não é usada para procriação ou diversão é usada para reparar e restaurar o corpo físico.
Quando era jovem, vivia numa cidade onde a maior parte das pessoas era católica, embora a minha família fosse protestante. Muitas vezes, quando estava a brincar em casa de amigos, os padres iam visitar os pais deles para conversar ou jantar. Esses homens eram para mim objecto de curiosidade, porque sabia que tinham feito voto de celibato perpétuo. Uma das coisas em que eu reparava era como a pele deles era lisa e como pareciam vigorosos. Algumas pessoas podiam dizer que pareciam jovens porque tinham uma vida relativamente tranquila, sem a pressão ou a frustração do trabalho e da família. Até certo ponto, isso podia ter influência na pele lisa e na sua jovialidade, porém, quando aprendi a ligação entre o sémen e a essência jing, a sua jovialidade e a pele lisa como a de um bebé tornaram-se para mim prova da validade desta ligação. Mais tarde, quando me tornei budista, tive oportunidade de observar essa pele lisa e o vigor dos monges budistas que tinham feito voto de celibato.
Embora alguns chineses tenham ensinado que o caminho para a imortalidade passa pela total abstinência sexual, a abordagem mais segura e mais natural é ditar o ritmo da nossa actividade sexual, dando-lhe tempo para que tenhamos oportunidade de repor o jing perdido antes de voltar a perdê-lo. Quando tentamos pôr de pé (não é um trocadilho) um plano de ejaculação, há várias coisas a ter em conta. A primeira é a saúde e constituição do indivíduo. Um homem forte e robusto pode ejacular mais frequentemente do que um homem mais velho. O mesmo acontece com um homem mais novo em ..relação a um mais velho. Em terceiro lugar pode ejacular-se mais frequentemente, em segurança, na Primavera e menos frequentemente no Verão e no ()utono e talvez nada no Inverno se o homem for velho ou de saúde frágil.
MULHER E ESSÊNCIA
… é o homem que perde a essência jing quando ejacula… Isso não significa que na mulher o sexo não consuma jing. De facto consome, mas em menos quantidade. O que consome drasticamente o jing na mulher são as múltiplas gravidezes, a gravidez numa idade tardia e a aamentação prolongada ou já em idade avançada. A essência jing da mulher é também prejudicada pela menstruação excessiva e a menopausa é a própria sensatez do corpo a pôr termo à perda mensal…
Fonte: SEGREDOS IMPERIAIS DE SAÚDE E LONGEVIDADE De BOB FLAWS, da “Sinais de Fogo”
143.
As coisas, então, corporificadas por encantamentos mágicos,
E isso que é manifestado por meio de causas:
De onde surgiram estas coisas? - devemos perguntar;
E para onde vão, isso deveremos examinar!
144.
o que se vê quando as circunstâncias se reúnem
E não se vê na ausência das mesmas
Não é real; é como uma imagem num espelho.
Como pode ser-lhe atribuída verdadeira existência?
145.
Que necessidade há de causa
Em algo que já é real?
Mas então, que necessidade há de causa
Em algo que não existe?
146.
Mesmo mediante cem milhões de causas,
Nenhuma mudança tem lugar em coisas não existentes,
Pois, nesse estado de «não-coisa», como poderiam
«coisas» ocorrer?
E no que se poderiam coisas não existentes transformar?
147.
Visto que as coisas não podem vir a ser quando são não existentes,
Quando poderiam tais coisas existentes ocorrer?
Pois na medida em que entidades não surgem,
As próprias não entidades não partirão.
148.
Se a não entidade não é dispersada,
Não há possibilidade da entidade se manifestar.
E a entidade não pode ser convertida em não entidade,
Pois de outro modo teria uma dupla natureza.
149.
Não há deste modo entidades
E não há igualmente cessar das mesmas.
E assim os seres, todos e cada um,
São sem origem e nunca cessam.
150.
Os seres errantes parecem-se assim com sonhos
Tal como a bananeira, se examinarmos bem.
Na realidade última não há distinção
Entre os estados de dor e para além de toda a dor.
151
Com coisas que deste modo são vazias
O que há para ganhar e perder?
Quem está aí para me cortejar e honrar
E quem está aí para me desprezar e injuriar?
152
Dor e prazer, de onde surgem eles?
O que há aí para me dar alegria e dor?
E se procuro a sua própria talidadel3,
Quem deseja insaciavelmente? O que é insaciavelmente desejado?
153
Examinai agora este mundo de seres vivos:
Quem está aí, nesse lugar, para se extinguir?
O que está aí para vir e o que foi?
E quem, na verdade, são parentes e amigos?
154
Possam seres como eu discemir e compreender
Que todas as coisas são como o espaço!
Mas aqueles que buscam a felicidade e bem-estar,
Mediante disputas ou fruições,
155
Estão profundamente perturbados
ou então vibrantes de alegria.
Sofrem, esforçam-se, contendem entre si mesmos,
Acutilando, apunhalando, injuriando-se uns aos outros:
Vivem as vidas engolfados no mal e em trabalhos.
156
De vez em quando vêm à tona nos estados de beatitude,
Abandonando-se a si próprios a muitos prazeres.
Mas, morrendo, caem para sofrer tormento,
Longo, insuportável, nos reinos da aflição.
Fonte: “A Via do Bodhisattva”, de Shantideva, da Ésquilo
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