Thursday, March 02, 2006


Justiça e injustiça

Há injustiças difíceis de corrigir, mas, os justos não podem desistir.
Que ironia que certos indivíduos que ganham muito mais do que a maioria justifiquem tal pelo bem daí resultante para todos! Apesar disso não ser impossível!

Jamais diria que as pessoas não devem procurar ganhar, evitar a dor e serem felizes. Mas, qualquer pessoa de bom senso concordará, isso não pode ser obtido à custa do sofrimento injusto de outras pessoas/seres.

Poesia

Hoje eu sou
Uma criança.
É bom. E vou.
Como quem dança.

Eu dividido
Em dois não ’stou.
Estou ferido.
P ‘rá deusa vou,

Do oriente.
P’ra que me tente
Com quem não sente
Com a má mente.

Perder e ganhar

Num primeiro patamar, quando nós ganhamos, outros perdem; quando nós perdemos, outros ganham. Temos pois de, em qualquer reacção a derrotas\vitórias, ter sempre presente o factor tempo, a fim de aceitarmos melhor a derrota, e, não nos empolgarmos em demasia com a vitória.
Entretanto, possivelmente, num segundo patamar, tendo também presente o factor do espaço e da complexidade e interligação de tudo, todos podemos ganhar sempre.

Ciência

«Creio que só há um caminho para a ciência - ou para a filosofia: encontrar um problema, descobrir a sua beleza, e apaixonar-se por ele; casar com ele e viver feliz até que a morte nos separe - a não ser que se encontre a solução. Mas mesmo que se encontre a solução, pode-se descobrir, para nosso prazer, que existe uma enorme família de problemas-filhos encantadores, embora difíceis, e para cujo bem-estar se pode trabalhar, com gosto, até ao fim dos nossos dias» Karl Popper
In:
http://www.manuelgrilo.com/rui/complexidade/

Pensamento linear, sistémico e complexo

“Do ponto de vista do pensamento linear a terra é plana; pela perspectiva do pensamento sistémico ela é redonda; por fim, do ângulo do pensamento complexo — que engloba os dois anteriores — ela é ao mesmo tempo plana e redonda.”

“Soluções óbvias em geral causam mais mal do que bem”

“Os melhores resultados vêm da conversação e do respeito à diversidade de opiniões, não do dogmatismo e da unidimensionalidade.”

In:
http://www.geocities.com/pluriversu/introdut.html









No comments: