Wednesday, March 15, 2006


Ideia Suprema

Claro que o homem é superior ao animal, mas, o animal também pode ter dor e prazer. Há quem diga que o animal se transforma em homem ao ser comido, o que de certa forma é verdade. Mas, e o animal que não é comido? A questão magna portanto é: qual a ideia, qual o princípio supremo que deve nortear todo o nosso pensamento, toda a nossa acção? Negativamente será: não fazer, por pensamento e por acção, aos outros – homens e animais - o que não queremos que nos façam a nós; positivamente será: fazer, por pensamento e por acção, o que queremos que nos façam a nós. O que não quer de modo algum dizer que tenhamos de dizer amem a tudo, claro.

JustiçaCarma

Como não pode deixar de ser, quando um ser faz injustamente mal a outro, não só esse outro ser como outro que esteja solidário com ele lhe poderá fazer o mesmo\pior, mas, agora com justiça. E, digo poderá, porque podemos perdoar ou esquecer o mal que nos fazem. Entretanto, segundo a lei do carma e em última análise o perdão tem efeitos nulos, isto é, o ser que faz mal injustamente tem sempre de sofrer, justamente.
Obviamente, esta lei aplica-se também para o bem: se fizermos bem a todos os seres, até mesmo aos que nos fazem mal, receberemos ainda mais bem em troca.
Por exemplo: é lógico e natural que um homem que mate um animal só por este ser inferior fique sujeito a ser morto por outro homem ou ser que lhe sejam superiores.

Mortos e Vivos

A força e a acção de um ser morto, esteja ele(a) onde estiver e como estiver, pode eventualmente ser mil vezes mais eficaz do que a de um vivo.

Hegel

É verdade que somos desejo. Mas, também somos conhecimento. E, acima de tudo somos dor ou prazer, desgraça ou maravilha!

No comments: