Tuesday, November 14, 2006


MENTALIDADE DA ABUNDÂNCIA
.
“ MENTALIDADE DA ABUNDÂNCIA. O terceiro traço de carácter essencial ao Ganhar/Ganhar é a Mentalidade da Abundância, o paradigma de que existe abundância de tudo para todos.
A maior parte das pessoas estão profundamente marcadas com o que eu chamo a Mentalidade da Escassez. Elas vêem a vida muito pequena, como não havendo mais do que um bolo. E como se, caso alguém coma uma fatia maior, isso signifique menos bolo para todos os restantes. A Mentalidade da Escassez é o paradigma soma-zero da vida.
As pessoas com a Mentalidade da Escassez sofrem muito ao partilharem o reconhecimento e o crédito, o poder ou o lucro – mesmo com os que os ajudam na produção. Sofrem também bastante por não conseguirem ficar genuinamente felizes pelo sucesso de outras pessoas (um verdadeiro budista diria de todos os demais seres) – mesmo, e por vezes especialmente, dos membros da sua própria família e amigos chegados e associados. É quase como se alguma coisa lhes fosse tirada quando mais alguém recebe um reconhecimento especial ou por sorte ganha ou consegue alguma realização ou sucesso notáveis.
Embora possam verbalmente expressar felicidade pelo sucesso de outros, interiormente róiem-se todos. O seu sentido de auto-valor deriva de se compararem, e o sucesso de outros, de algum modo, significa o seu fracasso. Somente algumas pessoas podem ser estudantes de “A”; somente uma pessoa pode ser “número um”. “Ganhar” simplesmente significa bater, superar.
Frequentemente, as pessoas com uma Mentalidade de Escassez dão abrigo a esperanças secretas de que outros tenham azar – não um terrível azar, mas uma má sorte aceitável que os “mantenha no seu lugar”. Estão sempre comparando, sempre competindo. Gastam todas as suas energias a adquirir coisas ou pessoas a fim de aumentarem o seu auto-sentido de valor.
Querem que as outras pessoas sejam o que elas querem. Muitas vezes desejam cloná-las, e rodeiam-se de pessoas “yes-man” (que dizem sempre amén) – pessoas que não as desafiem, pessoas que são mais fracas do que elas.
É difícil para pessoas com uma Mentalidade de Escassez ser membros de uma equipa que se complementa. Olham para as diferenças como sinais de insubordinação e deslealdade.
Por outro lado, a Mentalidade da Abundância, flui de um profundo senso de valor e segurança pessoais. É o paradigma (conjunto de princípios explicativos da realidade) de que há abundância de tudo e todos e suficiente para distribuir por todos. O resultado é partilha de prestígio, de reconhecimento, de lucros, de influência de decisão. Abre possibilidades, opções, alternativas, e criatividade.
A Mentalidade da Abundância agarra na alegria, na satisfação e no cumprimento dos Hábitos 1, 2, e 3 e manifesta-os publicamente apreciando a singularidade, a direcção interior, a proactividade (positivismo) dos outros. Reconhece as possibilidades ilimitadas do crescimento e do desenvolvimento positivos e interactivos, criando uma nova Terceira Alternativa.
Vitória Pública não quer dizer vitória sobre outras pessoas. Significa sucesso na interacção efectiva que traz benefícios mútuos para todos os envolvidos. Vitória Pública significa trabalharmos juntos, comunicarmos juntos, fazermos acontecer conjuntamente as coisas que não podemos realizar trabalhando independentemente. E a Vitória Pública é um produto do paradigma da Mentalidade da Abundância.
Um carácter rico em integridade, maturidade e Mentalidade de Abundância tem uma genuinidade que vai muito para além da técnica, ou da falta dela, na interacção humana.
Um coisa que acho ser particularmente útil para ajudar as pessoas Ganhadoras/Perdedoras a desenvolverem carácter Ganhador/Ganhador é associarem-se com algum modelo ou mentor que realmente pensa Ganhar\Ganhar. Quando as pessoas estão profundamente “escritas” no Ganhar/Perder ou noutras filosofias e regularmente se associam com outros que estão “programados” do mesmo modo, têm poucas oportunidades para verem e experimentar o Ganhar\Ganhar em acção. Por isso recomendo-lhes a leitura de livros, como a inspiradora biografia de Anwar Sadat, Em Busca da Identidade, e verem filmes como Carruagens de Fogo ou peças como Os Miseráveis que nos expõem a modelos Ganhar\Ganhar.
Mas lembre-se: se procurarmos suficiente e profundamente dentro de nós próprios – para além do “programa”, para além das atitudes e comportamentos aprendidos - a verdadeira validação do Ganhar/Ganhar, como de todos os demais princípios correctos, está nas nossas próprias vidas.”
In: pgs. 219, 220 e 221 de “The 7 Habits of Highly Effective People”, de Stephen R. Covey, da Free Press .

WEIGHT AND HAPINESS
PESO E FELICIDADE

.
There is no doubt no doubt, the excess, because lack of balance between the energy\food ingested and the spent energy, is a problem bigger and bigger in Ocident. In Orient and Africa the problem is the opposite.
But, possibly, this suffering can’t be solved simply with food help of rich countries to the poor ones: it is necessary that poor ones dare to give, at least to prove, to the riches, their good aliments, the same owing to do the riches with their delicacies in relation to the poors.
Não há dúvida, o excesso de peso, por falta de equilíbrio entre a energia/alimentos ingeridos e a energia gasta é um problema cada vez maioe no Ocidente. No Oriente e na África o problema é o oposto. Mas, possivelmente, este sofrimento não se resolve simplesmente com a ajuda alimentar dos países ricos aos países pobres: é preciso que os pobres também ousem dar, pelo menos a provar, aos ricos, alguns dos bons alimentos que só eles têm, o mesmo devendo fazer os ricos com as suas iguarias em relação aos pobres.

No comments: