Saturday, October 13, 2007

A ORIGEM DE TODOS OS MALES
"Comentário
A ideia do "meu", a tentativa do homem em construir em
torno desse conceito um muro de proteção, a fim de resguardá-
lo contra a invasão do "outro", do inimigo, do hostil adversário,
é a origem de todas as calamidades. O sentido de propriedade,
de posse, é animal. Revela seres que estão ainda muito apegados
aos padrões de coexistência da vida primitiva, na qual a
posse de um naco de carne, ou de um cacho de bananas, poderá
significar a sobrevivência.O que distingue o homem do animal
é a sua capacidade de desapego.A sua capacidade de dar-se. O
sábio entrega-se aos outros, pois, no fundo, é um santo. A santidade
se caracteriza por um total despojamento de qualquer
sentido de propriedade. Na estória da lua e do ladrão, o Zen
nos descreve o que é um homem que atingiu esse estágio de total
despojamento. Ryokan era um mestre Zen que levava uma vida
das mais simples na sua pequenina cabana ao pé da montanha.
Todos gostavam dele: as crianças, os camponeses a quem ele
ajudava em suas tarefas, recebendo em troca alimentação. Certo
dia, enquanto Ryokan estava ausente, um ladrão entra na sua
pobre cabana e nada encontra. Neste instante, Ryokan volta e
surpreende o ladrão em sua rapinante actividade. Fala com ele
tranqüilamente: "Irmão, deves ter vindo de muito longe para
me visitar. Não deves retomar com as mãos vazias". Tira então
o se velho manto e o entrega ao assaltante que, assustado, foge
levando-o debaixo do braço. Completamente nu, Ryokan vai
calmamente até o lado de fora da cabana e, olhando a lua, exclama:
"Pobre homem! Como gostaria de lhe ter dado esta bela
lua de presente!"
26
14
A Manifestação do Mistério
O que não pode ser visto chamamos invisível.
O que não pode ser escutado,inaudível
Quando tocamos e não sentimos,dizemosque é impalpável.
Esses três objectos não podem ser sondados.
Desta forma, confundem-se e sãoconsiderados como o uno.
A sua parte superior não é brilhante,
a sua parte inferior não é obscura.
Incessanteé sua ação, mas mesmo assim não podemos
dar-lhe nome.
Sua origem está lá onde não existe qualquer ser.
Sua forma é sem forma, sua figura sem figura.
Ele é o INDETERMINADO.
Indo ao seu encontro vemos a sua face.
Seguindo-o não lhe vemos as costas.
Quando trilhamos o Caminho Perfeito de outrora
podemos dirigir as coisas da época atual.
Poder conhecer o começo do passado é segurar
firmemente o fio do Tao.
27

Fonte: pgs 26 e 27 de "O Livro do Caminho Perfeito" , de Lao Tse e Muillo Nunes de Azevedo, da Pensamento, S. Paulo

No comments: