Fonte: “ História de Portugal", dirigida por Hermano Saraiva, Edições Alfa, 1983
OS LUSITANOS
Os Lusitanos centraram-se na região de Portugal conhecida hoje como Serra da Estrela. Mas, a sua acção estendeu-se a Sul até quase ao Algarve, onde habitavam os Cónios, a Norte até à Galiza, e, a Leste até territórios que são hoje de Espanha.
Viviam nos chamados castros ou citânias, aldeias situadas em lugares elevados, perto de linhas de água, construídas muitas vezes de casas redondas, com telhados de colmo. A citânea de Sanfins tinha, p.e., “… uma área superior a 15 hectares, e uma apreciável planta de estrutura regular com vários arruamentos e cerca de 160 construções … merecendo especial interesse o seu monumento destinado a banhos públicos… “ ( Pág. 133 de “ História de Portugal, dirigida por Hermano Saraiva, Edições Alfa, 1983”. Ficaram mais conhecidos, desde 147-139 a. C. pela resistência, armada, comandada por Viriato, que fizeram à invasão dos Romanos, o grande Império de então, vindos de Roma e da Itália.
VIRIATO
«Os Lusitanos carecendo ao princípio de um chefe apropriado, apresentaram-se aos Romanos como fácil presa na sua luta; mais tarde, quando tiveram Viriato por chefe, infligiram grandes reveses aos Romanos. Este era, por certo, um dos Lusitanos que viviam junto ao mar oceano e, sendo pastor desde criança, viveu habituado à vida na montanha [...J Acostumou-se a comer pouco, fazendo muitos exercícios, a dormir apenas o necessário e, resumindo ,inseparável das suas armas e mantendo lutas com feras e ladrões, tornou-se famoso entre o seu povo sendo eleito seu chefe [...J Saindo vitorioso nos combates, fez-se admirar pelo seu valor e gozou também fama de excelente general ['..J Nunca se mostrou como um bandido, mas como um chefe, e lutou contra os Romanos, vencendo-os em muitas batalhas['..J» (Diodoro Siculo, Biblioteca Histórica, XXXIII, 1.)
In Pág. 153 de “ História de Portugal, dirigida por Hermano Saraiva, Edições Alfa, 1983
In Pág. 153 de “ História de Portugal, dirigida por Hermano Saraiva, Edições Alfa, 1983
No comments:
Post a Comment