Monday, November 25, 2013

O sistema linfático


Sistemas sanguíneo, glóbulos vermelhos, mais yang, e linfático, glóbulos brancos, mais yin, juntos se complementam e constituem o Sistema circulatório. Circulação sanguínea indo do coração para a periferia, de onde retorna, e linfática, começando nos tecidos periféricos vai ter à corrente sanguínea central.
“Ao contrário da corrente sanguínea, o sistema linfático não possui um órgão central para bombear a linfa. O fluxo da linfa é garantido por vários fatores como a actividade física, contração dos músculos(mais um forte motivo para a vida não sedentária, em particular dos homens, pois, mulheres, mas só com a  menstruação  expulsam também por ela excessos tóxicos). Outro fator é o funcionamento dos pulmões e do diafragma durante a respiração, pois estes produzem a “sucção” da linfa dos vasos dos vasos menores impulsionando-a para os maiores, ao passo que a tendência ascendente do líquido yin faz a linfa fluir das partes inferiores para as superiores do corpo (somos filhos do céu e da terra, das duas forças-yang, masculina e descendente, e, yin, feminina e ascendente). Também o funcionamento dos intestinos, que inclui os movimentos dos filamentos e as contrações intestinais como um todo (a melhor definição que já vi de Deus, de Krishnamurti é precisamente que Deus é: “o TODO(a)”, contribuem para a circulação da linfa. Já que os filamentos estão injetando ininterruptamente partículas alimentícias digeridas, estas fluem sem parar caindo nos sistemas sanguíneo e linfático com as recém geradas células vermelhas e brancas do sangue.

O sistema linfático consiste de vasos capilares linfáticos, condutores e nódulos, além de órgãos como amígdalas e o baço. Os nódulos linfáticos encontram-se situados a intervalos em todo o sistema linfático, formando 32 grupos  que correspondem aos 32 dentes e à 32 vértebras. O sistema linfático também contém outro órgão de importância, situado acima do coração, conhecido como timo ou glândula vascular, este órgão atingindo seu desenvolvimento máximo aos 2 anos de idade, começando daí por diante a reduzir-se até desaparecer por completo. O timo produz células sanguíneas (glóbulos) brancas junto com certos tipos de anticorpos.

O baço é maior órgão do sistema linfático. Situado no lado oposto ao do fígado, na parte esquerda do corpo, exerce as seguintes funções:

1. Filtragem e limpeza da linfa e dos fluidos do corpo; o baço filtra substâncias como bactérias e células sanguíneas vermelhas já desgastadas, que se acham nestes fulidos.

2. Produção de células sanguíneas brancas, especialmente linfócitos.

3. Armazenamento de sangue e de sais minerais, especialmente ferro.

4. Produção de anticorpos (fatores imunizantes). Estes são muito importantes para a resistência natural do corpo às bactérias (e virus, digo eu).

5. Produção de bílis 

O fígado e o baço complementam-se. O fígado é yang e funciona em co-ordenação com a corrente sanguínea, ao passo que o baço, mais yin, atua como o centro principal do sistema linfático. A função principal do sistema linfático é manter a limpeza do sangue/corpo por meio da remoção do excesso de tóxicos.

Tratamento das doenças linfáticas

-Mal de Hodgkin e linfossarcoma

Semelhante à leucemia. Mal de Hodgkin: inflamação dos nódulos linfáticos e do baço.
Linfossarcoma: tumor maligno no tecido linfoide faz os órgãos linfáticos inchar. Causa de ambos é semelhante à da leucemia: ingestão excessiva de alimentos yin (ver texto sobre diabetes) junto com uma deficiência equivalente  nos fatores necessários à produção de células sanguíneas vermelhas (a anemia nutricional resultando precisamente da falta de clorofila, vegetais, na dieta e do excesso de alimentos yin).

- Amigdalite

Quando uma pessoa ingere grande quantidade de sorvete ou outro alimento extremado, o sistema linfático começa imediatamente a localizar este excesso visando sua eliminação, o que tem custos, claro, e é devido a pequena inteligência, pouco conhecimento. Naquele processo criam-se células sanguíneas brancas ricas em sais minerais suplementares nas amígdalas para neutralizar qualquer bactéria/ácido nocivos que possam formar-se (bactéria\ácido sendo o sorvete!), criando um anteparo destinado à eliminação de bactérias/ácidos. Nesse ínterim, as amígdalas podem inflamar-se juntamente com a elevação da subida do corpo, febre.
Se a pessoa retirar as amígdalas,  febre e inflamação podem desaparecer, mas, os fluídos tóxicos continuam a circular por todo o corpo, daí os órgãos linfáticos remanescentes se verão obrigados a funcionar muito mais. O resultado puro e simples é a redução da capacidade do sistema linfático de eliminar os excessos tóxicos do corpo e, menos resistência a doenças como o próprio câncer/cancro. E, cura, gradual, é correta alimentação, claro!

Fonte: A CURA NATURAL PELA MACROBIÓTICA, de Michio Kushi

Arteriosclerose (endurecimento das artérias)

É causada pela acumulação de colesterol e gordura nas artérias, resultante do consumo frequente de alimentos não só como carne, ovos e laticínios, mas também de açúcar, frutos e pão de cereais refinados. Nos casos mais graves há bloqueamentos que provocam o ataque cardíaco e morte. Devem ser feitas análises ao sangue.

Derrame (hemorragia cerebral ou trombose)

Resulta da debilidade dos vasos sanguíneos do cérebro. Tensão emocional complica: qualquer aumento da circulação pode romper um vaso. Também existe a trombose cerebral, quando um coágulo desprendido de outra artéria, de colesterol, bloqueia um desses vasos sanguíneos. Alimentos como algas marinhas, ricas em sais minerais e vegetais folhosos duros, folhas de cenoura, agriões, salsa, repolho impedem o enfraquecimento/restauram a flexibilidade/potência dos vasos sanguíneos. Diminuindo pouco a pouco o colesterol não comendo os alimentos atrás mencionados e comendo estes. Quem sofre destes distúrbios tem de limitar a ingestão de óleo/azeite e usar apenas óleos vegetais não saturados, como os de gergelim e milho.

Pressão arterial

A ingestão excessiva de líquidos e alimentação yin (ver texto sobre diabetes) faz muitas vezes o coração inchar e dilatar. Nesta situação o órgão precisa funcionar mais a fim de manter a circulação sanguínea normal, daí resultando muitas vezes a hipertensão. 

Diabetes, 

Na diabetes as células beta de dilatam perdendo a capacidade de produzir insulina. Isto é causado por um estado sanguíneo excessivamente yin, resultando do consumo exagerado de açúcar, frutas, laticínios, corantes e conservantes bem como excesso de consumo de produtos animais que geram um estado ácido e fazem todo o colesterol.
Um dieta mais yang, mas não em excesso, pois, isto causa atração pelos tipos de alimentos opostos, que fazem a diabetes (sendo assim em toda a luta) e atividades físicas.
Diabético deve ingerir poucos líquidos e nunca óleos crus.
É melhor ingerir quatro/cinco vezes por dia do que lautas refeições, e, não ir para a cama senão duas/três horas depois de comer
Alimentos yang: ovos, carne/peixe, sal.
Alimentos yin: aditivos, corantes, conservantes, açúcar, chocolate, mel, adoçantes, refrescos, frutas como: laranjas, bananas, abacxi (que faz no entanto baixar tensão arterial), mangas, mamões, vegetais como: espinafre, beterraba (que faz no entanto baixar tensão arterial), laticínios, pão de fsarinha refinada, condimentos picantes, chá e café produzidos artificialmente.
Cereais integrais , 50 a 60%, como arroz de grão curto, painço e trigo sarraceno, este contendo vitaminas do complexo B que atuam como catalisadores na formação de hormónios como a insulina. Cozinhar vegetais com um pouco de sal marinho.
Miso é importante e sopa pode ser cerca de 5% da dieta.
Óleos, nunca crus, como os de gergelim ou de milho, mais yang, são aconselháveis.
Entre os vegetais, dar preferência aos de raiz, como cenouras, cebolas, nabos, mais yang. Dos vegetais folhosos, os de folhas pequenas e duras: couve-galelga, cenoura, agrião e salsa.
Evitar o grão de bico, demasiado yin.
Feijões – dar preferência os mais pequenos: azuki e lentilhas

Fonte: A CURA NATURAL PELA MACROBIÓTICA, de Michio Kushi

No comments: