PRATAS(ES) DE VALE DE CAVALOS (CHAMUSCA)
E MACHOQUEIRAS
A primeira referência que encontrei até agora aos Machoqueiras foi esta: “ Aos vinte e três dias do mês de Jan. de mil sete centos e hum annos, ( 1701 ) baptizei... a Manoel, filho de Manuel Luiz e de Margarida Nunes... foi Madrinha Maria Nunes da Machoqueira...”; e a segunda, esta: “ Aos vinte e três dias de Fev. de mil sete centos e hum annos, ( 1701 ) baptizei... a Manoel, filho de Joam Nunes e de Madalena Monteira, do monte da Machoqueyra”( Arquivo Distrital de Portalegre – Freguesia de Montargil – Cotas: PPSR03|01|02B, fls. 46vº e 47, e, f. 49 ).
Ora, como é sabido existem pelo menos 3 herdades com o nome de Machoqueira, a saber: 1) a “Machuqueira do Grou” , e que bela ave, o grou! actualmente na Freguesia de Parreira, até 1985 na de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca, sendo que: “ Em outros tempos vieram de vários lugares pessoas para trabalhar no campo ( corte de mato, arroteias de milho e outros cereais, para as tiradas de cortiça, etc. entre as quais das Zonas de Montargil e Ponte de Sôr... “ ( http://WWW.património-turismo.com/juntas/2_parreira ); 2) a “ Machoqueira da Passada “, até 1984 na Freguesia de Montargil, actualmente na dos Foros do Arrão, mais propriamente “Mosqueira”, também há os Mosqueras, como é identificada na Carta Militar e no site: ( http://www.cm-pontedesor.pt ); e, 3) a “Machoqueira” da freguesia de S. Bento do Mato(Azaruja), concelho de Évora ( http://www.evora.net/jfazaruja/ ).
Há muitos Machoqueiras em Montargil, sendo uns “Nunes Machoqueira”, outros “Prates Machoqueira”, outros só “Machuqueira” ou “Machoqueira”, outros ainda só “Prates(as)” ( deve haver outras variantes).
Não sei se há “Machoqueiras” na Azaruja, mas, os “Machoqueiras” de Montargil dificilmente terão tido origem na Azaruja.
Por outro lado, pelo menos o João Nunes casado com Madalena Monteira é claramente natural da “Machoqueira ou Mosqueira da Passada”, isto é, junto à Passada, Montargil: Arquivo Distrital de Portalegre – Freguesia de Montargil – Cotas: PPSR03|01|02C, fl. 49v e ...|05B, f. 21.
Entretanto, um dos filhos de João Nunes ( teve pelo menos mais uma filha, Catarina Nunes, que casou em Montargil com Manuel Fernandes, das também antigas famílias Montargilenses Bernardes e Fernandes, ( pág. 43, do livro: “ Genealogias Alentejanas “, Edição do Autor, 2003,” ), Manuel Nunes, nascido em Montargil em 1701, casou com uma senhora de Ulme, Margarida Marques; já um filho deste Manuel Nunes, ainda Manuel Nunes, nascido em Montargil em 1741, casou com Maria Josefa, de Vale de Cavalos.
E, um filho do segundo Manuel Nunes, também ainda Manuel Nunes, nascido em Montargil em 1766, “casou em 19-02-1788,... viúvo que ficou de Maria Josefa..., com Maria Prats(as?), natural da freguesia do Espírito Santo, do lugar de Valle de Cavalos... filha de Manoel Roiz e de Maria Pratas.”
Também um filho deste terceiro Manuel Nunes, Francisco Prates, nascido em Montargil em 1787, casou com mulher do Chouto, Maria Joaquina. Já o filho de Francisco Prates, José Prates, meu e de outros Machoqueiras bisavô paterno, nascido em Montargil em 1835, com pelo menos uma irmã, Maria, nascida em 1817, casou com Jesuina Maria, de Montargil também.