Monday, October 31, 2005


Parece que, em vez de ser uma alegria para crianças, professores e pais o ensino\aprendizagem da leitura, dos números, da matemática e de outras coisas tal é ainda muitas vezes penoso e difícil. Isso pode ser por se começar demasiado cedo, ou tarde, ou por não se conseguir mostrar\ver o extremo interesse em não se ficar pelas letras, palavras, números só falados. E, depois há o exemplo: como pode um pai, um professor, um amigo mostrar a importância/gozo da leitura/escrita se não escrever, se não ler coisas realmente fora do comum? Também não se percebe por que continuam a não ser ensinados nas escolas os significados originais das letras dos alfabetos mais importantes, e, que uma palavra é essencialmente uma família de letras, como a frase o é de palavras, família portanto que pode assumir várias formas. Por exemplo: prazer=prezar.

Sunday, October 30, 2005


MONTARGIL - No Bairro Pólvora há metade de uma Rua, integrada na última urbanização ali feita, Encosta da Figueireda, onde foi posto o "touvenant", mas que, ao fim de dois anos ou mais, ainda espera pelo alcatrão. Resultado: quando chove, e devido à inclinação do local nem precisa de chover muito, a "sarrisca", que deve ter custado bom dinheiro, vem por ali abaixo, depositando-se às portas, do lado esquerdo quando descemos, dos Moradores na Rua Manuel Maria do Bocage. Irá a nova Junta de Freguesia, que da velha não se viu nada, fazer alguma coisa por isto?

Mesmo sem Simão e com o jovem Nereu na Baliza, o Benfica fez ontem, à chuva, um bom jogo na Figueira. Quanto ao árbitro A. Costa, desta fez não prejudicou; quem o fez foram os seus auxiliares: um golo marcado em fora de jogo pela Naval, mas validado, e, um fora de jogo assinalado a Mantorras, que se isolava diante do guarda-redes do adversário, completamente inexistente.

Friday, October 28, 2005

DEBATE interessante na SICNotícias acerca da investigação em curso sobre a quase certa mega fuga a impostos com Bancos pelo meio, e, possivelmente branqueamento de capitais. Governo não pode ficar à parte disto.
MÁRIO SOARES continua marcando Cavaco.

Thursday, October 27, 2005


CONSEGUIREMOS.
E, não há coincidências: há suspeitas! Boas e más, claro. E, a propósito: será Mário Soares ainda um optimista, talvez mais moderado?
Entretanto, já me esquecia(origem e evolução das espécies, selecção natural, etc.) apareceu, perto da aranha, uma outra, mais pequena, no sítio e à hora errados: foi água abaixo... Como já foram muitas pestes, e, têm de ir as restantes.

Wednesday, October 26, 2005


Nas penúltimas eleições legislativas abstive-me, sentido, com muitos outros portugueses.
Resultado: deixamos ir para S. Bento as desgraças Durão e Santana que se viram.
Nas últimas legislativas fizemos o mesmo. Resultado: deixamos ir para S. Bento a desgraça Sócrates que se vê.
Nas últimas autárquicas votei, na Moita, CDU.
Nas próximas presidenciais votarei, se Deus quiser, novamente em Mário Soares que, por exemplo, apesar de ter alinhado na quase certamente apressada descolonização, tem melhor perfil para Presidente do que, por exemplo, Cavaco. Entretanto, atendendo à idade de Soares, só possivelmente Alegre não deveria desistir senão à boca das urnas.

Tuesday, October 25, 2005


Se Mário Soares quiser ser presidente-rei, tem de ser mais presidencialista. Se for ele que vai incentivar o repovoamento, que seja reeleito. Quanto aos adversários, mesmo quando se armam em coitadinhos, não podemos ter pena deles.

Monday, October 24, 2005


Na ausência de um candidato a Belém do verdadeiro centro, que podia ser o pretendente ao trono, e considerando que o consulado da direita durou 48 anos, e, o da esquerda só tem 32 anos, parece-me que todos os portugueses esclarecidos, moderados e justos votarão em Janeiro (?) de 2006 em quem já mostrou ser um bom Governante e Presidente: Mário Soares, que nos levou para a União Europeia, quando Cavaco era contra, e, nunca deixou tirar direitos adquiridos, ao contrário de Sócrates. O mesmo terão de fazer todos os portugueses de esquerda. Pelo que, parece-me melhor os seus candidatos corrigirem e dizerem que desistem e vão votar em Mário Soares. Aliás, só à direita mais revanchista, vira-casacas, hipócrita e oprtunista interessa dividir a esquerda, mesmo, e acima de tudo, com Manuel Alegre.

Saturday, October 22, 2005



Vou votar Mário Soares outra vez, esperando que, à falta do D. Sebastião, e do D. Carlos (imaginem que certos republicanos eram tratados como ele foi...) ele seja mesmo um presidente rei, como alguns sugerem.

Thursday, October 20, 2005



Não só a história das nações, mas também a local e das famílias.

Em Portugal, nos anos 30-60 do séc. passado, baixas e vales eram ocupados por hortas, arrozais e milharais, e, as charnecas por searas de centeio e trigo. Depois veio a indústria e a agricultura mecanizada, e nas aldeias ficaram só velhos, incapazes agora de defender a floresta do fogo. E, nem presidente nem rei fazem nada para resolver o problema. Além do mais, em vez de aumentarem as portagens para os que vão para o Algarve para o golfe, são capazes de ir pôr portagens para todos na Via do Infante e na A23(Santarém-Beiras Baixa e Alta...)...

Tuesday, October 18, 2005


O penalty, inexistente, que o árbitro, alemão, marcou contra o Benfica hoje, no jogo com o Villareal, de Espanha, só é comparável ao que o árbitro polaco não assinalou contra o Lichenstein, há duas ou três semnas, no jogo com Portugal.

«... A teoria segundo a qual as nossas acções são determinadas por certas causas, e que estas causas, por seu lado, são motivadas, ou causadas, ou determinadas por outras, etc., parece ser, na verdade, ela própria motivada pelo desejo de estabelecer a ideologia do determinismo nos assuntos humanos ( o que não pode ser bom, digo eu, pois nem oriente nem ocidente se devem sobrepor um ao outro... ). Mas, com a introdução das propensões, a ideologia do determinismo evapora-se (o outro extremo... digo eu). Situações passadas, quer físicas, quer psicológicas, quer mistas, não determinam uma situação futura. Mais propriamente, determinam propensões inconstantes que influenciam situações futuras sem as determinar num só sentido...» - Popper
Quando temos dor(es), temos de, com ciência, tirá-las. E, quando nem temos prazer(es) nem dor(es), temos de procurar o(s) prazeres, outra vez com ciência, a fim de não voltarmos rapidamente à(s) dor(es).
Algumas regras da busca da alegria, bem estar ou prazer:
1) Amar e procurar muito a verdadeira ciência.
2) Não buscar o prazer à custa do dever ou da injustiça;
3) Não monopolizar a alegria, querendo-a só para nós. Ela tem de ser para todos os que a merecem.
4) Trabalhar depois de descansar ou de se distrair, e, distrair-se e descansar depois de trabalhar.
5) Procurar o belo; o(a) amigo(a), que nos faz bem como lhe fazemos; o saboroso; o perfeito; o harmonioso; o complemento; a justiça...
6) Não buscar o prazer duvidoso, que pode causar mais dor do que prazer.
7) Não ter medo de ser feliz.
8)
O que pode ser suposto o mais escondido e desconhecido pode ser o mais revelado e conhecido.

Monday, October 17, 2005


Ainda não se calaram os ecos da BSE (carne de vaca), e, já soam os da gripe das aves (carne de frango). Que quererá isto dizer?
A nossa paz, se queremos ser filhos de Deus ( “Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” – J. Cristo) tem de ser activa, isto é, temos de fazer alguma coisa por ela, temos de a construir, e, em princípio, é para ser não só com o os homens, mas com todos os seres com capacidade para o prazer e para a dor, para não dizer com toda a natureza, criação e universo.

Sunday, October 16, 2005

Quando a alternativa só é diferente, não melhor, mudar pode ser um erro. E, se queremos melhorar, o que é natural e legítimo, temos de construir uma alternativa melhor, actualizada.
Havendo justiça, a falta de juízo pode confundir-se com juízo.
Nem a desorganização nem a organização a mais são boas.
Quem não deve não teme; mas, também há quem deva e não tema.
Envelhecimento, morte, reencarnação são uma alteração de relação entre pais e filhos. É muito bom ter/ser um pai e uma mãe bons, mas, também eles\nós envelhecem/envelhecemos e morrem/morremos, e, deixam\deixamos mesmo de de existir a não ser em boas recordações e memórias de que devemos então aproximar-nos e vivermos mais . De seguida os nossos pais passam a nossos filhos, nos filhos, netos e bisnetos, como passaremos nós depois a filhos deles outra vez...

Wednesday, October 12, 2005


A fim de um país\concelho se (des)envolver em todos os sentidos equilibradamente, são/devem ser seguidas, concomitante e/ou alternadamente, quer políticas de direita quer de esquerda. É todavia frequente ver no poder partidos de esquerda a executar políticas de direita, o inverso não sendo tão frequente. O que não está certo.
Vai hoje sendo um lugar comum, mesmo ou especialmente nos meios científicos, dizer-se que as certezas mudam muito. Não é então melhor ter menos certezas?

Tuesday, October 11, 2005


O perfeito médico-remédio, na sua acção de cura nem sequer põe a hipótese de dor, imediata ou futura.
(The perfect doctor-medicine, at his healing action doesn´t even put the hipotesis of immediate or future pain.)

Monday, October 10, 2005


Problemas de saúde criam irritações, e, irritações criam problemas de saúde.

O que temos para aprender é infinito.

“ Algumas pessoas pensam que estar saudável é apenas não sofrer de nenhuma doença, e que se não tiverem sintomas de doença, então tudo deve estar bem. Os chineses ( e não só, digo eu) encaram a saúde de um modo diferente. Sentir-se bem é um estado muito positivo, em que nos sentimos vibrantes, cheios de vitalidade e energia e felizes por estarmos vivos ( ou mortos, digo eu ). A saúde sente-se a todos os níveis do nosso ser, tanto física como espiritualmente “ In: A Medicina Chinesa, anteriormente citado.
Não podemos preocupar-nos incessantemente, incapazes de deixar de pensar nos problemas. Mas, temos de resolver os problemas, pela acção da mente corpo e naturalmente.

Sunday, October 09, 2005


SEXO E SAÚDE(DOENÇA)

" Os chineses (e não só, diria eu) acreditam que demasiado sexo pode ser a causa de certas doenças e apontam que isto é mais importante para os homens do que para as mulheres. Se ejacularem em demasia, os homens podem cansar a energia do Rim, o que pode causar problemas de costas, cansaço e envelhecimento precoce. A questão de saber o que é exactamente demasiado sexo tem sido muito discutida em textos chineses ( e não só, digo eu) através da história!
Quer concordemos quer discordemos desta ideia sobre o excesso de sexo, existem algumas indicações claras e sensatas que podemos seguir. Os jovens adultos têm mais energia para o sexo do que os idosos e, portanto,podem ser mais activos neste campo. Podemos também praticar mais sexo durante o Verão ?, quando nos sentimos naturalmente mais activos, do que no Inverno, quando temos menos actividade. Os chineses também aconselham menos sexo quando estamos doentes, pois necessitamos de conservar a força para conservar a saúde.
É evidente que há um equilíbrio natural entre os extremos. A falta de sexo pode causar frustração e ressentimento, originando certas doenças. Em geral, o «ponto de equilíbrio» pode ser definido como aquele que satisfaz o casal dentro de uma relação compensadora para ambos." In: A Medicina Chinesa, anteriormente citado.

Saturday, October 08, 2005

Mundial
"Angola vence no Ruanda e garante presença histórica no Mundial
Um golo solitário do «capitão» Akwá, aos 80 minutos, valeu este sábado a vitória de Angola no Ruanda, garantindo assim a inédita presença dos «palancas negras» no Campeonato do Mundo." In: A Bola

Convém entretanto frisar que o árbitro, de Marrocos, deixou por marcar uma claríssima grande penalidade, aos 30 minutos da primeira parte, a favor de Angola.

Os seres vivos e tudo o resto no universo, yin(negativo) e yang(positivo) consomem-se mutuamente, por assim dizer, morrendo e não morrendo (um ser comido por outro morre mas continua a viver no que o consumiu, e este é logo também em parte ou totalmente consumido, pois se feriu ou comeu em excesso ou o ser errado está a matar-se ou a abreviar a sua morte, o mesmo acontecendo, p.e., na experiência da combustão, em vidro fechado, com o fogo e o oxigénio... )
Algumas propriedades do Yin e do Yang: yin - água, frio, fêmea, humidade, interior, passividade, lentidão, contracção... Yang - fogo, calor, secura, exterior, actividade, rapidez, expansão...
Aparentemente, Portugal está a ficar demasiado Yang [despovoamento do interior, calor, incêndios, rapidez, pelo menos no futebol, viagens ao(para o) estrangeiro, de turistas, políticos, futebolistas, empresários, cientistas ... ] o que tem de ser corrigido o mais depressa possível, sob perigo de mais e maiores desgraças...


Bispo em greve de fome recebe carta de Lula
Publicidade
FÁBIO GUIBUda Agência Folha, em RecifeO presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um emissário a Cabrobó para entregar hoje uma carta a dom Luiz Flávio Cappio, 58, em greve de fome há seis dias, como protesto contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. O teor da carta não foi divulgado. Entre outros pontos, Lula diz no documento que as obras do projeto ainda não começaram e o que está em andamento é a revitalização do rio.O bispo iniciou sua manifestação no dia 26 e disse que o manterá "até a morte, se preciso for". Ele enviara uma carta a Lula, dizendo ser admirador dele e militante de "todas as campanhas do PT". Mas, em seguida, avisou: "Minha vida está em suas mãos".Caberá ao assessor especial da Presidência Selvino Heck entregar a carta pessoalmente ao religioso, que desenvolve um projeto de construção de cisternas comunitárias na região. Nesta semana, a presidência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também enviou uma carta a Lula pedindo que o presidente reconsidere a decisão de colocar em prática a transposição."Apelamos para que reconsidere a decisão política que, ainda longe de um consenso na região nordestina a respeito da viabilidade e dos resultados socioambientais da transposição do rio são Francisco, divide as mentes e os corações", diz o documento.Cappio também enviou uma carta manuscrita às paróquias. Nela, diz estar disposto a permanecer em greve de fome "para que o senhor presidente da República revogue sua disposição de realizar o projeto de transposição".O bispo, que integra a ordem franciscana, ainda registrou em cartório sua intenção de morrer "pela vida do rio São Francisco e de seu povo". Na declaração, afirma que não quer morrer, mas que, se isso ocorrer, seu corpo deve ser enterrado "junto ao Bom Jesus dos Navegantes".Revitalização do rioNo documento, o bispo justifica o seu protesto. Diz ser contrário à transposição porque considera prioritária a revitalização do rio e a realização, pelo governo, de "ações que garantam o verdadeiro desenvolvimento para as populações pobres do Nordeste: uma política de convivência com o semi-árido para todos, próximos e distantes do rio"."Esperávamos do senhor [presidente] um apoio maior em favor da vida do rio e do seu povo. Esperávamos que [...] o governo revisse sua disposição de levar a cabo este projeto que carece de verdade e de transparência."Defensor do povo ribeirinho e autor de um livro sobre o rio São Francisco, Cappio conheceu Lula em 1994, apresentado por seu então professor de teologia, frei Leonardo Boff. Com o presidente, o bispo participou da Caravana da Cidadania pelo rio São Francisco, percorrendo o curso d'água, da nascente à foz. Ele escolheu Cabrobó para promover a greve de fome por ser a cidade o ponto inicial do projeto de transposição.O governo pretende bombear parte da água do rio para beneficiar moradores do semi-árido dos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A obra vai custar R$ 4,5 bilhões.Ontem, cerca de cem pessoas participaram de romaria em Cabrobó (a 600 km de Recife, PE) em homenagem ao bispo diocesano de Barra (a 610 km de Salvador, BA). O grupo foi recebido pelo religioso, que rezou uma missa. Apesar de ingerir apenas água, ele não apresenta sinais de fraqueza.

Thursday, October 06, 2005


Se os preços sobem mais do que os salários, os empregados são prejudicados, apesar dos que vivem especialmente dos lucros (produtores e comerciantes) também o serem, por venderem menos. Entretanto, o prejuízo dos empregados é maior. Ora, o problema é que há muito tempo que, em Portugal, o prejuízo dos empregados vem sendo maior do que o dos patrões e políticos. E, como os empregados não são propriamente galinhas de ovos de ouro que possam ser mortos de qualquer maneira, eles lutam com chefes e patrões inteligentes, conseguindo que não sejam só os preços a vencer.

Wednesday, October 05, 2005


Ouvir, escrever, observar, ler, cheirar, fazer, tocar...
Nem o medo nem a imprudência são bons.
Não é impossível um mundo onde pessoas, animais e coisas não façam mal uns aos outros. E, não devemos encarar todas as contrariedades como males: há mesmo males que vêm por bem.
Acabei de ver, no Canal Odisseia, mais um programa sobre a origem da vida. O primeiro e mais simples animal, com mais de 500.000.000 de anos, sem sistema nervoso, mas macho e fêmea, do qual descenderiam todos os animais, seria a esponja. Mas, a grande falha na teoria da evolução é esta: como é que umas esponjas (ou primatas) evoluíram ou tiveram filhos mais evoluídos, e, todas as outras continuaram sempre iguais?
Entretanto, para os budistas Deus é a Mente universal, se não a Mente universal e o Universo todo, de quem e que nós somos a parte que somos ou merecemos ser. O que faz todo o sentido.

É sempre importante conhecer toda a boa experiência do "outro", e, eventualmente, também a má.
É tão importante incluir como excluir.
Ser independente é ser livre, sem estar à margem do que e quem quer que seja. E, querer pintar tudo só de uma cor, credo, moda ou opinião quando, por exemplo, só as cores do espectro solar, vermelho, alanrajado, amarelo, verde, azul e violeta, são seis, é uma aberração, uma desgraça.
Somos seres pensantes, não devemos pois dizer nem fazer nada sem pensar.
Comemoração, entusiasmo e euforia em excesso são tão prejudiciais como falta de comemoração, desânimo, tristeza e depressão a mais.
Convém fazermos contas não só de cabeça, como também de lápis e/ou calculadora.
Temos, e as várias Entidades, de comunicar uns aos outros os projectos que fazemos.
A Turquia... A Europa... O Mundo...
Um bom livro é um bom instrumento de prazer e trabalho.

Monday, October 03, 2005


Técnicos e políticos completam-se; necessitamos tanto de bons políticos como de bons técnicos.
O que é injusto, roubo e que não presta tem de ser denunciado e destruído logo à nascença.
Devemos agir, tratar e prevenir logo no início dos problemas. Porque são então de mais fácil resolução e se sofre menos.
Como população fazemos o que precisamos e somos capazes de fazer, ajudando-nos uns aos outros.
Possivelmente só há um modo de tratar dos abusos do poder de um lado (direita ou esquerda): é reforçar o poder do outro lado.
Basta fazermos bem a quem nos fez(faz) bem para as coisas melhorarem.
Misteriosamente pode haver algum prazer nalguma ameaça de dor, se não de dor. Mas, tal não deveremos buscar. Deveremos é prevenir.

Sunday, October 02, 2005


Tanto o sossego como o desassossego são bons, e, problemas e melhoramrentos têm de ser discutidos e realizados por todos, com verdade, honestidade e competência.
A comida é uma coisa que nos (desas)sossega, e, o sexo também. O indivíduo e o todo completam-se.
Procuramos produzir o melhor para comermos, para vivermos, para nos distrairmos, o que implica trabalharmos e vivermos com todos, independentemente dos aspectos secundários.